Portucel Soporcel: Exploração sustentável da floresta

portucelO grupo Portucel Soporcel, referência internacional da indústria do papel, é protagonista em reconhecer a importância dos recursos florestais. Afinal, a floresta dá muito à Portucel: mais exatamente, cerca de 1530 milhões de receitas anuais, sobretudo graças à exploração do eucalipto.

Em troca, a Portucel também dá muito à floresta. Os seus polos industriais (Cacia, Figueira da Foz e Setúbal) asseguram mais de 3 milhões de toneladas de CO2 por ano para captura pela floresta (pelo menos até esta ser cortada). E o eucalipto, quase inexistente até ao séc. XX, cobre agora mais de 800.000 hectares em Portugal, e acelera a sua expansão. Para ajudar a combater o excesso de árvores de monocultura, muito eficazes na propagação de fogos florestais, a empresa oferece algumas árvores à comunidade, e trabalha de perto com os bombeiros na sensibilização para esta causa.

A Portucel aposta assim fortemente na sustentabilidade, assegurando concessões de várias décadas para exploração de milhares de hectares de floresta (por ex. em Moçambique) a transformar em papel de escritório. Será esta a herança mais importante da Portucel para as gerações vindouras, bem expressa nas palavras do seu Presidente: “um futuro sustentável”.globocarbono3

*

Se aprecias os esforços do Portucel Soporcel para lixar o planeta, vota em baixo. Aqui estão os outros candidatos:

Advertisements