Solidariedade com Santa Filomena

SantaFilomena

A Câmara Municipal da Amadora está a destruir casas auto-construídas em Santa Filomena e a evacuar as pessoas das suas casas, sem lhes fornecer quaisquer alternativas razoáveis. Está assim a colocar os lucros de alguns poucos acima das necessidades da população.

Nós, Climáximo, dizemos: isto é inaceitável!

O aquecimento global não é um conceito abstrato a abordar apenas nas cimeiras anuais da ONU; ele implica fornecer soluções reais às pessoas que têm de enfrentar tempestades, inundações e ondas de calor.

Colocar os lucros acima dos direitos humanos fundamentais é incompatível com a justiça climática. Um corte urgente, substancial e continuado das emissões de gases de efeito de estufa apenas é possível se nas decisões políticas transferirmos poder das grandes corporações para os cidadãos comuns: seja em questões de austeridade, habitação ou políticas ambientais.

A adaptação climática implica fortalecer os direitos humanos bem como garantir infra-estruturas equitativas e de qualidade para tod@s. Os bairros sociais são parte das “comunidades vulneráveis” constantemente referidas nas discussões climáticas. As recentes demolições e os despejos na Amadora estão a colocar @s morador@s numa situação ainda mais vulnerável.

Estamos, portanto, solidários com tod@s aquel@s que lutam pelo direito à habitação e confrontam os interesses privados em nome do interesse público.

Estamos tod@s do mesmo lado da mesma luta!

mais info: stopdemolicoes.tumblr.com

Advertisements