Mobilizações Cívicas para a COP21 em Paris – Coalition Climat 21

A Coligação Climática 21

plataforma francesa formada para preparar a resposta dos movimentos sociais à COP 2015

A Coligação é composta por mais de uma centena de organizações e movimentos que, à luz dos sucessivos fracassos governamentais para chegar a um acordo que esteja à altura de resolver os desafios da crise climática, estão a aproveitar a oportunidade da COP21 em Paris-Le Bourget para criar uma dinâmica forte de reuniões e demonstrações. Quer sejamos sindicatos, ONGs ambientais e de solidariedade internacionais, grupos religiosos ou movimentos juvenis, tod@s temos histórias diferentes e não estamos necessariamente de acordo sobre tudo, mas tod@s nos reunimos em torno de um ponto: a crise climática que diz respeito a tod@s nós. Esta afeta já os mais pobres entre nós e ameaça o que nos é mais caro: o nosso meio ambiente, as nossas vidas e as estações que as governam. Confrontados com a inércia dos decisores decidimos reunir-nos e organizar-nos para amplificar o movimento pela justiça climática, para que este não seja simplesmente uma reação a mais uma cimeira, mas um movimento através do qual se imporá a mudança necessária e duradoura.

A Coligação é composta por muitos grupos de trabalho e é apoiada por uma equipa assalariada.

O que precisam de saber

Este documento contém elementos-chave para facilitar a vossa participação nas mobilizações cívicas em Dezembro, bem como na sua preparação. A Coligação é um espaço aberto e participativo no qual a vossa participação é sempre bem-vinda, tanto participando nas várias reuniões como juntando os vossos esforços aos dos grupos de trabalho.

[Dezembro] Duas semanas para potenciar a mobilização

A agenda aqui definida articula-se em torno de datas e horários de mobilização diferentes, todos inscritos numa lógica única: potenciar as nossas mobilizações e estabelecer o nosso movimento em toda a sua força e diversidade.

Nos dias 28 e 29 de Novembro, vamos construir sobre o sucesso das marchas climáticas!

Na véspera da abertura oficial da Cimeira, e na sequência do sucesso das mobilizações em Setembro de 2014, vamos usar as ruas de Paris e das grandes cidades de todo o mundo para pressionar os decisores políticos, iniciar duas semanas de mobilização em paralelo à COP21 e focar a atenção mundial sobre este primeiro encontro antes da grande ação de massas do dia 12 de Dezembro.

needseveryone

Nos dias 5 e 6 de Dezembro, a Aldeia Mundial de Soluções Alternativas, em Montreuil.

Milhares de soluções alternativas para combater as alterações climáticas são implementadas todos os dias por milhões de pessoas, organizações e autoridades locais, nas áreas mais diversas. Estas soluções não só existem, como ajudam a construir um mundo melhor: com mais igualdade, mais solidariedade e mais felicidade! Este mundo será uma realidade durante um fim de semana festivo e aberto em Montreuil, onde compartilharemos as nossas experiências, análises, lutas e esperanças, de modo a ancorar o nosso movimento para o longo prazo!

Localização: várias dezenas de espaços públicos entre as estações de metro de Croix de Chavaux e Mairie de Montreuil.

mapa montreuil

De 7 a 11 de Dezembro, tod@s para a Zona de Ação Climática (ZAC) no 104

Ao longo destes quatro dias vamos transformar esta antiga agência funerária municipal num lugar repleto de vida dedicada à expressão artística, cheio de ideias criativas e resistências alegres. No 104, todos os tipos de pessoas vão interagir, de ativistas de todo o mundo às crianças das escolas locais. Embora as informações básicas sobre a crise climática e o processo da ONU sejam disponibilizadas, espaços de reunião para aprender, criar e auto-organizar estarão igualmente à vossa disposição.

Localização: o 104.

centquatre-paris-nef_curial-r_henriette_desjonqueres_paul_fargues

No dia 12 de Dezembro tod@s em Paris: é a nossa vez de ter a última palavra!

É hora de escrever uma história diferente: recusamo-nos a permanecer meras testemunhas, passivamente esperando o fim da conferência das Nações Unidas e o seu veredicto! Fortalecid@s e galvanizad@s por duas semanas ricas numa escalada de ações, mobilizações, debates e festas, vamos escrever a nossa história – aquela d@s cidadã(o)s que constroem um futuro justo e sustentável para tod@s. Para 12 de Dezembro apelamos à ação de massas, inclusiva e criativa, para provar que o movimento pela justiça climática tem a energia e a determinação necessária para que as suas soluções se tornem realidade e para tornar-se ainda mais forte em 2016!

E como chegamos lá?

Para atingir este objectivo precisamos do envolvimento de tod@s vós! Para isso podem:

  • Seguir as nossas actualizações, aderindo à nossa newsletters e redes sociais no  Facebook  e Twitter.
  • Participar nas reuniões: além de reuniões extraordinárias (nacionais e internacionais) para mobilizações (as próximas estão previstas para Setembro e Outubro), podem participar nas nossas conferências online mensais, assinando a lista de discussão international@coalitionclimat21.org (clique para subscrever).
  • Também podem inscrever a vossa organização no apoio à nossa Coligação, através do preenchimento deste formulário.

Se quiserem contribuir para o planeamento das mobilizações em Dezembro ou partilhar as vossas ideias/interesses, podem aderir a um dos grupos de trabalho: 29 de Novembro; Aldeia Mundial de Soluções Alternativas; Zona de Ação Climática (ZAC) no 104; ou 12 de Dezembro.

Nota Bene: Cada grupo tem a sua própria lista de discussão e o seu próprio calendário para reuniões (online ou não). Para se envolverem num deles, por favor escrevam para contact@coalitionclimat21.org.

Já sabem quando chegarão a Paris?

A fim de definir um calendário detalhado dos vários influxos de pessoas durante as duas semanas de mobilização em Paris em Dezembro de 2015, a Coligação Climática 21 convida-os a preencher este formulário. Este serve para ajudar-nos na organização logística para Dezembro.

Se tiverem perguntas, dúvidas ou solicitações específicas, podem entrar em contato com a equipa:

  • para questões de logística, escrever a Annick (a.coupe@coalitionclimat21.org) ou Justine (j.fautrelle@coalitionclimat21.org)
  • para comunicações internas (website, listas de discussão, boletins informativos, etc.) contactar Morgane (m.bages@coalitionclimat21.org)
  • para comunicações externas (Imprensa, Label Grande Cause Nationale, redes sociais) Meryl está responsável (m.sotty@coalitionclimat21.org)
  • para as mobilizações na região de Paris podem contactar Mannonne (m.cadoret@coalitionclimat21.org)
  • e finalmente, para coordenação geral, escrevam a Juliette (j.rousseau@coalitionclimat21.org).

Tradução: Luis Fazendeiro

Advertisements