Quinzena de Ação: “Jogam com as Nossas Vidas”

cartaz-jogam-com-nossas-vidas-01

 

Quinzena de Ação: “Jogam com as Nossas Vidas”

24 outubro – 6 novembro

Organizações de trabalhadores e grupos de ambientalistas vão participar numa Quinzena de Ação pela justiça social e ambiental.

Conscientes de que os responsáveis pela crise económica e pela crise ambiental são os mesmos, estes grupos irão juntar-se sob o lema “Jogam com as Nossas Vidas”. Querem com isso chamar atenção para que, todos os dias, os decisores do atual sistema socioeconómico “jogam” com as vidas das pessoas, explorando até ao limite os trabalhadores e os recursos naturais para maximizar os seus lucros, sem a devida preocupação com os impactos na sociedade e no planeta. Para uma transição justa de um mundo precário para um mundo sustentável, é hora de inverter este jogo.

Esta quinzena de ação descentralizada junta organizações de todo o país, que trazem as suas lutas para um momento e causa comuns, amplificando as vozes umas das outras. As áreas de ação propostas incluem o trabalho precário, a prospeção e exploração de combustíveis fósseis, as alterações climáticas, os transportes públicos, práticas sustentáveis, acordos de comércio livre (como o TTIP e o CETA) e o papel dos empregos dignos numa transição justa.

Organizações de Évora, Lisboa, Loulé, Peniche, Porto e Tavira estão a preparar iniciativas, e mais irão juntar-se.

Tratando-se de uma iniciativa descentralizada, os organizadores convidam tod@s a planearem jogos/ações/protestos contra a precariedade laboral e ambiental, pelo emprego digno e um futuro sustentável.

Os eventos serão divulgados no sítio da campanha “Empregos para o Clima”, no endereço https://www.empregos-clima.pt , onde foi também lançada uma convocatória às organizações:

http://www.empregos-clima.pt/evento/quinzena-de-acao-jogam-com-as-nossas-vidas/

Para mais informações e questões: contacto@empregos-clima.pt

Advertisements