Como seguir a agenda climática? Como seguir o Climáximo?

O Facebook alterou a prioridade dos algoritmos em relação àquilo que aparece no feed de notícias. A justificação oficial para esta alteração é a de que, desta forma, o Facebook será uma rede social destinada aos amigos e família e não tanto um meio de comunicação social. Na realidade, o que motiva a alteração é o dinheiro, claro.

Começaste a ver muito menos publicações das páginas que seguias, pois só as páginas que pagam o conteúdo patrocinado terão a capacidade de chegar até ti. Isto constitui um problema se utilizas o Facebook para aceder a fontes alternativas de informação. É também um grande problema se o estavas a usar para ter conhecimento dos eventos que estão a acontecer perto de ti, já que nada disto vai aparecer no teu feed de notícias – irão aparecer no feed de páginas, o que em smartphones se revela muito pouco prático.

Alteração esta que pode ser drástica para muitos de nós.

Mais concretamente, irás ver menos notícias sobre alterações climáticas e sobre as lutas climáticas pelo Climáximo, correndo o risco de algumas das nossas iniciativas te passarem ao lado.

Assim sendo, podes fazer o seguinte:

1) Dar prioridade à nossa página.

A nossa página do Facebook pode-te ser muito útil por partilharmos notícias sobre ciência climática e sobre os movimentos pela justiça climática, assim como as nossas próprias iniciativas. Podes ver essas publicações da seguinte forma:

Vai à página do Climáximo. Clica em A seguir/Following e, imediatamente abaixo de No teu feed de notícias/In Your News Feed, seleciona Ver primeiro/See first. Desta forma, os conteúdos que partilhamos deverão aparecer no teu feed de notícias.

fb page

2) Segue o nosso site da Internet

No nosso site publicamos as nossas actividades, artigos de opinião e partilhamos e informação de outras fontes. Para seguir o que nós fazemos faz o seguinte:

Vai ao site do Climáximo: http://www.climaximo.pt . Na barra do Menu, à direita do botão “f”, clica nos três pontos.

blog1

Irão aparecer mais opções. Abaixo de Follow Climáximo via Email, escreve o teu endereço de e-mail e clica em Follow. Desta forma, irás receber um e-mail de cada vez que publicarmos alguma coisa no nosso site.

ultimo

3) Subscreve a Agenda pelo Clima

A Agenda pelo Clima é um mapa interactivo no qual partilhamos todos os eventos em Portugal (do Climáximo, mas não só) relacionados com a justiça climática. De facto, aqui podes publicar o teu próprio evento. Esta é também uma forma de receberes informação acerca de acções, conferências, encontros, protestos, projecção de filmes, etc.
Uma forma simples é visitar a Agenda pelo Clima regularmente: http://www.agenda-clima.pt

agenda clima

No entanto, podes esquecer-te de a consultar, já que existem vários sites diferentes para serem consultados diariamente. Assim, se fizeres a inscrição com o teu endereço de e-mail e código postal, irás receber automaticamente e-mails com todos os futuros eventos perto de ti.

4) Segue-nos no Twitter

O Twitter ainda não alterou os seus algoritmos. Desta forma, poderás ver tudo o que foi publicado recentemente. Todas as nossas publicações do Facebook são duplicadas no Twitter. Podes seguir-nos em https://twitter.com/climaximolisboa

5) Aparece numa reunião

Também tens as soluções à moda antiga. Se te queres envolver no activismo climático, as nossas reuniões semanais acontecem todas as terças-feiras às 19h30 no CIDAC (Picoas). Aqui tens mais informações sobre elas: https://climaximo.wordpress.com/sobre/contactos/

Advertisements