Formação em Ativismo Climático – Porto

27 de outubro |sábado

das 10h  às 18h

SPN – Sindicato dos Professores do Norte

Rua Dom Manuel II, 51-C 3° , 4050-345 Porto

Sabemos que as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças do século XXI, com consequências profundas e transversais a várias áreas da sociedade.

Estas mudanças são criadas pelos chamados gases de efeito estufa, cujas emissões têm sofrido um acentuado aumento. O CO2 (dióxido de carbono) é um dos principais gases de efeito de estufa e é consequência direta do uso de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás.

É imprescindível limitar o aquecimento global resultante da atividade humana até 2ºC, temperatura máxima para que não atinjamos o “ponto de não retorno”.  Isso implicará deixar mais de 80% das reservas de combustíveis fósseis no subsolo.

Ao mantermos uma atitude inerte e apática perante esta questão, corremos o risco de sermos expostos a eventos climáticos extremos e imprevisíveis, as secas, a subida do nível do mar, a fome, os furacões, os fogos florestais descontrolados e claro os conflitos sociais e humanitários resultantes disto tudo.

Esta formação incluirá os principais componentes do problema do aquecimento global, nomeadamente a ciência, política climática e panorama mundial e nacional, e deixará espaço também para discussão sobre o que podemos fazer nesta luta.

“A resolução da crise climática é uma corrida contra-relógio. Nesta luta contra o caos climático, há uma coisa chamada ‘demasiado tarde’.” (May Boeve – 350.org)

Advertisements