Empregos para o Clima

O Climáximo quer lutar e envolver as pessoas na luta por uma mudança de sistema. Numa perspetiva mais além do Acordo de Paris e focada em soluções de base, apoiamos a campanha de Empregos para o Clima.

Esta campanha reivindica em Portugal a criação de 100.000 empregos públicos dignos em setores-chave da economia para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em 60-70% em 15 anos: uma espécie de Serviço Nacional do Clima. É uma proposta política, fundamentada em análise científica, para conseguir a transição energética em Portugal de forma socialmente justa e dentro dos prazos necessários. Para estas reivindicações ganharem força mobilizadora, estamos a contactar sindicatos, associações de trabalhadores, organizações e grupos ambientais, para os envolver nesta luta.

Várias razões tornam esta proposta uma das mais relevantes para o contexto social e político português:

1) A austeridade deixou marcas profundas em Portugal ao nível do desemprego e precariedade, assalto aos direitos e rendimentos dos trabalhadores, emigração massiva e colapso de serviços públicos como a saúde e a educação. Ao mesmo tempo, a crise climática causa já (e promete continuar a causar) devastação às populações mais pobres e vulneráveis do mundo, Portugal não sendo exceção (com secas prolongadas, ondas de calor e incêndios descontrolados). A campanha Empregos para o Clima luta para resolver as duas crises ao mesmo tempo.

2) Apesar de vitórias importantes na travagem das privatizações ou defesa dos direitos dos trabalhadores, faz falta uma dimensão de luta por algo (não apenas contra algo) para injetar força nas lutas sociais.

3) A Cimeira do Clima em Paris (COP-21) trouxe em 2015 a crise climática para a agenda pública sem que ninguém, nem mesmo as maiores ONGs ambientais, deposite grandes esperanças no acordo não vinculativo que de lá saiu. Em vez disso, a campanha visa construir um movimento de massas para garantir a transição energética justa de que precisamos.

Se és sindicalizad@ ou sindicalista, se pertences a alguma associação ambiental ou de combate à precariedade, visita o site da campanha ou contacta-nos para saberes como envolver-te nesta luta!

Relatório com exigências da campanha disponível aqui.